Campeonato Maranhense 2020 | Tabela, Classificação, Times e mais

O Campeonato Maranhense é um dos menores do país, mas nem por isso diminui a rivalidade na classificação da tabela entre quatro equipes e a paixão de seus torcedores. Vamos falar mais dele!

Tabela do Campeonato Maranhense 2020:

[table id=61 /]

O Campeonato Maranhense é bastante antigo dentro do cenário brasileiro, com a primeira edição sendo disputada em 1918 e vencida por um clube já extinto, o Luso Brasileiro.

Desde então, foram noventa e oito edições e domínio absoluto dos times da capital, em um claro desequilíbrio econômico e esportivo entre as equipes da capital e do interior.

Quatro equipes são as consideradas grandes do futebol maranhense: Sampaio Correa, Moto Club, Maranhão e Imperatriz. Basicamente, o campeonato se divide entre o grupo desses quatro times para a disputa do título e mais quatro equipes para tentar permanecer na divisão principal.

O Sampaio Correa é o maior vencedor e apenas cinco edições foram vencidas por três times fora de São Luís: Imperatriz com três títulos e atual campeão e Bacabal e JV Lideral com um título cada.

Em apenas um ano não houve Campeonato Maranhense: em 1929 quando aconteceu o Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais e a federação não organizou o campeonato estadual.

Em 1936 não houve campeão, o Sampaio Correa abandonou em protesto contra a forma de disputa da fase final.

O maior estádio usado na competição é o Castelão, em São Luís, inaugurado em 1982 e com capacidade atual para 40.000 pessoas. O maior público do campeonato foi de 73.000 pessoas entre Moto Club e Sampaio Correa.

Futebol maranhense na Copa do Brasil

Em 2019 o futebol maranhense subiu para a 14ª posição no ranking de federações e isso deu ao estado o direito a mais uma vaga na Copa do Brasil, passando para três.

Com isso, além do Imperatriz (campeão) e do Moto Club (vice), o Sampaio Correa (terceiro colocado) também disputará a competição.

Todos participarão a partir da primeira fase.

Qual o clube com mais títulos do Campeonato Maranhense de Futebol?

O Sampaio Correa é o maior vencedor do Campeonato Maranhense até 2019 com trinta e três títulos, sendo o último em 2017.

Seus dois maiores rivais vêm em seguida: o Moto Club com vinte e seis taças e o Maranhão com quatorze, que também é a quantidade de campeões diferentes.

Desses, onze são equipes da capital e a concentração impressiona quando vemos que o primeiro título do interior foi conquistado em 1996 pelo Bacabal na 76ª edição. E por causa desse cenário, são muitas as sequências de títulos:

  • Moto Club: único heptacampeão de 1944 a 1950;
  • Luso Brasileiro: único hexacampeão de 1922 a 1927;
  • Sampaio Correa: único pentacampeão de 1984 a 1988;

Além de vários tricampeonatos e bicampeonatos. O Luso Brasileiro dominou completamente o futebol do estado nos anos 1910 e 1920, vencendo a primeira edição em 1918 e conquistando oito títulos até 1927.

Porém, infelizmente o clube encerrou suas atividades em 1929.

Como é disputado o Campeonato Maranhense de Futebol?

O Campeonato Maranhense é disputado em uma combinação de pontos corridos em uma fase e etapas eliminatórias seguintes até chegar à grande final.

Um ponto que chama a atenção é que os melhores da primeira fase saltam uma etapa em relação aos demais classificados, o que torna a competição mais interessante na briga pelas primeiras colocações, já que o caminho dessas equipes será menor.

Primeira fase

Oito equipes jogam entre si e apenas em turno – sem jogos de volta – o que totaliza sete partidas para cada uma. Ao final das rodadas, as equipes são distribuídas da seguinte forma:

  • As duas primeiras se classificam diretamente para as semifinais, o que elimina uma etapa na disputa pela vaga na final;
  • As equipes classificadas entre o terceiro e o sexto lugares jogarão a segunda fase;
  • As duas últimas colocadas são rebaixadas para a segunda divisão.

O critério de desempate em caso de empate nas colocações é o seguinte:

  1. Número de vitórias;
  2. Melhor saldo de gols;
  3. Maior número de gols marcados;
  4. Confronto direto (apenas em caso de duas equipes empatadas);
  5. Menor quantidade de cartões vermelhos;
  6. Menor quantidade de cartões amarelos;

Segunda fase

As quatro equipes classificadas entre o 3º e o 6º lugares disputam dois confrontos eliminatórios, com jogos de ida e volta e mando de campo da segunda partida para a equipe que tiver a melhor campanha na primeira fase.

  • Terceiro colocado x sexto colocado
  • Quarto colocado x quinto colocado

Se as equipes empatarem em pontos e saldo de gols no confronto, haverá a cobrança de pênaltis ao final da segunda partida para decidir quem seguirá na competição.

Semifinais

As duas equipes mais bem classificadas na primeira fase se juntam às duas classificadas na segunda fase e fazem dois confrontos nos mesmos moldes da fase anterior:

  • Jogos de ida e volta;
  • Mando de campo para a equipe com a melhor campanha na primeira fase;
  • Decisão por pênaltis em caso de igualdade por pontos e saldo de gols.

O chaveamento será feito de seguinte forma:

  • Primeiro colocado na 1ª fase x segunda melhor campanha na 2ª fase;
  • Segundo colocado na 1ª fase x primeira melhor campanha na 2ª fase.

Para definir as posições na segunda fase, se aplicam os critérios de desempate.

Finais

Será disputada em jogos de ida e volta, com o mando da segunda parte para a equipe com a melhor campanha na primeira fase. Também poderá ser decidida nos pênaltis para definir o campeão maranhense.

Um detalhe interesse é que o Moto Club terminou na liderança da primeira fase porém perdeu o título para o Imperatriz que terminou em quarto – o que coloca em questão o valor de fazer uma campanha melhor na primeira fase.

Quais os times que estarão no Campeonato Maranhense de Futebol 2020?

Na edição do Campeonato Maranhense, estão as maiores equipes do estado: Sampaio Correa, Moto Clube, Maranhão e Imperatriz.

O Juventude é a equipe promovida da segunda divisão em 2019 e também uma estreante no grupo de elite.

E foi um ano histórico para a pequena equipe de São Mateus: também venceu a Copa Maranhense e conquistou uma vaga para o Campeonato Brasileiro Série D em 2020.

Dentre as três maiores equipes, o Sampaio Correa é a única que nunca foi rebaixada no Campeonato Maranhense. A equipe rebaixada em 2019 foi a Santa Quitéria.

Quais as curiosidades do Campeonato Maranhense de Futebol?

Uma das mais divertidas histórias do futebol maranhense não está em uma edição do campeonato estadual mas merece o registro: Garrinha, uma dos maiores jogadores brasileiros, vestiu a camisa do Bacabal em 1969.

Foi em um amistoso contra uma seleção da cidade e o craque fazia jogos de exibição pelo Brasil. Porém, ele deixou a cidade apreensiva quando sumiu do hotel horas antes da partida. Depois de muita procura, foi achado no meio de uma mata perto do hotel caçando passarinhos!

 

blank

Sampaio Correa e seus feitos

Além de ser o time de maior torcida no Maranhão, o Sampaio Correa possui feitos inéditos não só no estado mas também nacionalmente.

É o único time brasileiro que foi campeão nas três divisões do futebol nacional:

Além disso, também foi o primeiro a conquistar dois campeonatos nacionais de forma invicta, as séries C e D. E também o único time maranhense a conquistar uma Copa do Nordeste (2018) e disputar uma competição internacional, a Copa Conmebol em 1998.

Quem ganha no Campeonato Maranhense de Futebol?

Não há premiação ou cota de televisionamento previstos, uma vez que as principais emissoras de TV aberta e fechada não mostraram interesse, como aconteceu ano passado.

Como assistir o Campeonato Maranhense de Futebol ao vivo?

Provavelmente deve-se confirmar o mesmo modelo que foi usado para assistir os jogos do Campeonato Maranhense 2019: a plataforma de streaming MyCujoo e a FMF TV no seu canal de Youtube devem fazer a transmissão.

Não há definição sobre a participação de emissoras de TV abertas ou fechadas, mas isso não deve acontecer se mantiver o que foi feito em 2019.

blank

Gostou desse artigo? Esperamos que ele tenha ajudado você a conhecer mais sobre o Campeonato Maranhense de Futebol!