Campeonato Peruano 2020 | Tabela, Classificação, Jogos e mais

O Campeonato Peruano 2020 é um dos mais tradicionais da América do Sul na disputa de pontos pela classificação na tabela e está ressurgindo com novos talentos. Saiba mais aqui!

Campeonato Peruano 2020:

Qual a história do Campeonato Peruano de Futebol?

O Campeonato Peruano, chamado comercialmente de Copa Movistar (em referência ao patrocinador master), teve diferentes versões desde a sua criação em 1912 – um dos mais antigos da América do Sul.

A Liga Peruana, primeira versão, reunia diversos clubes mas apenas da província de Lima. Dos principais clubes na atualidade, apenas o Alianza fazia parte da competição nessa época. O Lima Cricket foi o primeiro campeão peruano de futebol – além de ser o clube mais antigo do país, criado em 1859.

Em 1926, ainda como futebol amador, foi criada a Liga Lima & Callao que agregava essa região. Em 1951 essa liga enfim se profissionalizou mas se manteve nas duas regiões.

Somente em 1966 o Campeonato Peruano foi descentralizado e chegou a todas as regiões.

Quanto à forma de disputa, até 1996 o Peruano era disputado de forma única, porém em 1997 surgiram os torneios Apertura e Clausura, que deixaram de ser disputados entre 2009 e 2013, quando foi adotada uma fórmula diferente a cada ano.

Depois de tanto experimentalismo e com a necessidade de criar algo que desse segurança para patrocinadores, investidores e televisão, retornaram ao formato Apertura e Clausura em 2014, permanecendo assim até hoje.

Qual o clube com mais títulos do Campeonato Peruano?

O maior campeão nacional peruano é o Universitário com vinte e seis títulos, sendo sete na era amadora e mais dezenove na era profissional do futebol do país.

O Universitário, junto com o Alianza com vinte e três taças e o Sporting Cristal com dezenove títulos, são os três clubes mais vitoriosos, os mais importantes do futebol peruano e todos são de Lima.

Isso demonstra uma concentração muito grande da capital no mapa do futebol, com setenta e cinco das cento e oito temporadas disputadas até hoje – reunindo as duas fases.

Apesar da tradição de Alianza e Universitário, podemos dizer que o Sporting Cristal é o clube mais vitorioso na era moderna do futebol peruano: todos os títulos foram conquistados na era do profissionalismo e é o maior campeão da década atual.

O Alianza é a única equipe que foi campeã em todas as ligas peruanas desde 1912. Três equipes foram tricampeãs até hoje:

  • Alianza entre 1931 e 1933;
  • Sporting Cristal entre 1994 e 1996;
  • Universitário entre 1998 e 2000.

Vinte e uma equipes diferentes já venceram o Campeonato Peruano e o atual campeão, o Binacional – que não é de Lima – é um estreante no galeria dos campeões.

Como é disputado o Campeonato Peruano de Futebol?

Atualmente, o Campeonato de Futebol do Peru é disputado em dois torneios independentes por ano, em um modelo idêntico ao usado no Campeonato Venezuelano. Para a temporada de 2020, a agenda está definida:

  • De fevereiro a junho é disputado o Torneo Apertura (Torneio de Abertura);
  • De julho a dezembro é disputado o Torneo Clausura (Torneio de Fechamento).

Os torneios são disputados por vinte equipes em uma fase de pontos corridos e uma fase de jogos eliminatórios (mata-mata).

Fase Classificatória

Os vinte times jogam entre si em turno único, em um total de dezenove partidas. Após todas as rodadas, classificam-se para as quartas-de-final as oito melhores equipes da classificação.

No Torneo Clausura, as rodadas são exatamente as mesmas do Torneo Apertura, apenas mudando os mandos de campo.

Se ao final dessa fase, em cada torneio, duas equipes empatarem em pontos na liderança, elas jogarão uma partida extra com previsão de prorrogação e pênaltis para definir as colocações.

Se três ou mais equipes empatarem em primeiro lugar, aplicam-se os critérios de desempate para definir os dois times para disputar a partida extra.

O critério de desempate, se necessário, é o seguinte:

  1. Saldo de gols
  2. Número de gols marcados
  3. Sorteio

Quartas-de-final

São definidos quatro confrontos com jogos de ida e volta e com mando de campo para a equipe que tiver a melhor colocação na primeira fase:

  • Primeiro colocado x oitavo colocado
  • Segundo colocado x sétimo colocado
  • Terceiro colocado x sexto colocado
  • Quarto colocado x quinto colocado

Semifinais

São definidos dois confrontos com jogos de ida e volta e com mando de campo para a equipe que tiver a melhor colocação na primeira fase.

Final de Torneio

É disputada em jogos de ida e volta e o mando de campo será da equipe de melhor campanha na primeira fase. O vencedor será declarado Campeão de Apertura ou Campeão de Clausura, conforme a competição.

blank

Fase final do Campeonato Peruano

Para definir o campeão da temporada, quatro equipes se classificam para uma fase final, onde jogam em dois confrontos com jogos de ida e volta e mando de campo para a equipe que tiver a melhor classificação geral.

  • Campeão do Torneo Apertura;
  • Campeão do Torneo Clausura;
  • Dois mais bem colocados na classificação final, somando as duas competições.

Porém, o regulamento prevê uma série de formatos de acordo com a classificação das equipes:

  1. Se uma mesma equipe for campeã dos dois torneios, não há final;
  2. Se uma equipe campeã estiver entre as duas melhores da classificação geral, ela se qualifica diretamente para a grande final e haverá apenas uma semifinal entre o outro campeão e o terceiro colocado na classificação geral;
  3. Se as duas equipes campeãs estiverem entre as duas melhores no geral, elas se qualificam diretamente para a final e não haverá semifinais;
  4. Se uma equipe campeã não estiver entre as dez melhores da classificação geral, ela é excluída da decisão, a outra equipe campeã segue diretamente para a grande final e as outras duas disputam o direito de disputar o título com ela.

A grande decisão é disputada em duas partidas de ida e volta, com mando para a equipe com a melhor posição geral.

Em todas as fases eliminatórias, nas finais de cada torneio e na fase final, se houver empate em pontos e saldo de gols nos confrontos, será disputada uma terceira partida, em campo neutro, com precisão de prorrogação e cobranças de pênaltis..

Rebaixamento no Campeonato Peruano

Ao contrário de 2019, quando duas equipes – Unión Comercio e Pirata – foram rebaixadas, em 2020 são quatro as vagas para a segunda divisão, para as equipes que ficarem nas últimas posições da classificação geral, que reúne as pontuações nos dois torneios.

Por outro lado, apenas duas equipes serão promovidas, fazendo o Campeonato Peruano ter dezoito times em 2021.

Quais as vagas peruanas para a Libertadores?

O Peru tem direito a quatro vagas para disputar a Copa Libertadores com as qualificações abaixo:

  • Fase de grupos da Copa Libertadores: se classificam os campeões dos torneios. Em 2019, foram as equipes do Alianza Lima (Clausura) e do Binacional (Apertura);
  • Segunda fase da Pré-Libertadores: se qualifica a melhor equipe da classificação geral. Em 2019 foi o Sporting Cristal;
  • Primeira fase da Pré-Libertadores: segunda melhor equipe da classificação final. Em 2019 foi o Universitário.

Evidentemente, a formação dos play-off de decisão do campeonato vão impactar na formação das vagas para a Libertadores.

Quais as vagas peruanas para a Sul-Americana?

O Campeonato Peruano classifica três equipes para a Copa Sul-Americana. Elas serão as melhores da classificação geral que não tenham se qualificado para a Libertadores.

  • Os vice-campeões de cada torneio;
  • A equipe com a melhor classificação dentre as não qualificadas para a Libertadores.

Sport Huancayo, Melgar e Real Garcilaso foram os classificados na edição de 2019.

Os grandes jogadores peruanos da história

A história dos clubes peruanos nas competições internacionais não é relevante – apenas uma Copa Sul-Americana em 2003 com o Cienciano.

Porém, o futebol do Peru sempre foi reconhecido pela habilidade e na qualidade individual e coletiva. Muitos especialistas afirmam que o futebol peruano se aproxima muito mais do brasileiro do que os rivais argentinos.

O país teve uma seleção nacional que encantou nos anos 1970 com jogadores como Oblitas, Chumpitaz, Cueta e Cubillas – o Pelé peruano – e conquistou uma Copa América em 1975 e o melhor resultado em uma Copa do Mundo, sétimo em 1970.

Após um grande período de decadência, sem sucessores para as estrelas dos anos 1970 e dezoito anos sem ir à Copa do Mundo, a Seleção Peruana ressurgiu com um terceiro lugar nas Copas América em 2011 e 2015 e o vice-campeonato em 2019 no Brasil.

Atualmente, existem diversos jogadores peruanos de ótima qualidade fazendo sucesso fora do país. O mais conhecido de todos é Guerrero, campeão do mundo pelo Corinthians e atualmente no Internacional.

blank

Como assistir o Campeonato Peruano de Futebol ao vivo?

Não há canal aberto ou fechado que transmita os jogos do Campeonato Peruano no Brasil. Mas é possível encontrar boas plataformas de streaming online para assistir as partidas.

A retomada de qualidade dos jogos, a organização maior e o aumento do número de jogadores diferenciados – e que são exportados para grandes centros – ajudam a aumentar as fontes de transmissão do Campeonato Peruano.3

Atualmente os sites Tento Futebol, FlashScore e Futebol.com são algumas das opções.

Gostou desse artigo sobre o Campeonato Peruano?

Esperamos que ele tenha ajudado você a conhecer mais sobre o  Campeonato Peruano, uma das competições mais tradicionais do futebol sul-americano.