Campeonato Goiano 2020 | Tabela, Classificação, Times e mais

O Campeonato Goiano 2020 reúne três times em equilíbrio total de possibilidade de classificação na tabela. Vai ter emoção e muita rivalidade do começo ao fim. Veja porquê!

O Campeonato Goiano é muito disputado e contém uma das maiores rivalidades do futebol brasileiro, com Goiás e Vila Nova.

O Atlético vem aos poucos quebrando essa tradição, conquistando mais espaço com as conquistas mais recentes e pode se igualar ao Vila em número de títulos e chegar a mais um bicampeonato em 2019.

E não faltam motivos para acreditar em muito equilíbrio. O Goiás vem de uma excelente campanha no Campeonato Brasileiro Série A e o Atlético subiu do Campeonato Brasileiro Série B em 2019.

Para o Vila Nova existe a missão de apagar a má impressão ainda recente com o rebaixamento para a segunda divisão goiana em 2014.

O palco das principais partidas e das finais – sendo com dois equipes da capital – é o Estádio Serra Dourada (estadual) com capacidade para 42.000 pessoas e sempre cotado como um dos melhores do Brasil, especialmente na qualidade do gramado. 

Qual a história do Campeonato Goiano de Futebol?

O Campeonato Goiano começou a ser disputado em 1944 e completou setenta e cinco edições em 2019. O atual campeão é o Atlético.

A primeira competição contou com apenas cinco times: os quatro maiores – Goiás, Goiânia, Atlético e Vila Nova – e o Campinas, que não existe mais. As equipes sofriam com a importância dos campeonatos de seleções estaduais prejudicando o calendário e tirando o interesse dos torcedores.

Atlético e Goiânia dominaram o cenário nos anos 1940 e 1950, sendo que o segundo ganhou onze das vinte taças. A década de 1960 foi equilibrada entre os maiores clubes e o futebol goiano entrou totalmente no profissionalismo.

Vila Nova e Goiás tomaram o protagonismo a partir dos anos 1970 e o Atlético assumiu como terceira força nos 2000.

Dessa forma, o Campeonato Goiano está dividido em 3 eras:

  • Era Goiânia: disputou todas as finais entre 1944 e 1960 e conquistou doze títulos;
  • Era Vila Nova: disputou quinze finais entre 1961 e 1984 e conquistou doze títulos;
  • Era Goiás: disputou trinta finais entre 1985 e 2018 e conquistou vinte e um títulos.

Qual o clube com mais títulos do Campeonato Goiano de Futebol?

O Goiás é o maior campeão no estado, com vinte e oito títulos, quase o dobro do grande rival Vila Nova. Apesar de ter sido fundado em 1943, o esmeraldino só conquistou sua primeira taça em 1966.

Na sequência, temos:

  • Vila Nova: 15 títulos
  • Atlético: 14 títulos
  • Goiânia: 14 títulos

A partir dos anos 80, o Goiás conquista o título estadual com frequência, sendo metade das competições nos anos 2000 e 2010.

O Goiânia nos anos 1950 e Goiás nos anos 1990 são os únicos pentacampeões goianos e em épocas em que eram os grandes protagonistas.

O Campeonato Goiano tem uma das menores quantidades de diferentes campeões: oito. Completam a lista o Itumbiara, o CRAC, o Anápolis e o Goiatuba.

Quais as curiosidades do Campeonato Goiano de Futebol?

O Iporá, uma equipe pequena da cidade do mesmo nome e com vinte anos de existência, disputou a Primeira Divisão pela primeira vez em 2017.

Logo no primeiro ano não só venceu o todo-poderoso Goiás fora de casa como conseguiu a vaga para o Campeonato Brasileiro Série D. Repetiu o feito de disputar a Quarta Divisão em 2018, chegando até a terceira fase.

Apesar de ser o maior vencedor nas duas primeiras décadas, o Goiânia amarga um grande jejum, sem levantar a taça desde 1974.

Baltazar, jogando no Atlético e no Goiás, é o maior artilheiro da história do certame, com cinquenta e seis gols. Também é o maior goleador em uma edição, com trinta e um gols em 1978.

Vale destacar o Túlio Maravilha, que foi artilheiro em três edições e fez quarenta e oito gols no total e depois foi três vezes artilheiro do Campeonato Carioca.

O maior público do Campeonato Goiano até hoje aconteceu em 1979, no clássico Goiás e Vila Nova, com 64 mil pessoas. Também é desse confronto os dois públicos seguintes, 59.000 pessoas em 1977 e 58.000 pessoas em 1982.

Como é disputado o Campeonato Goiano de Futebol?

O Goiano de Futebol 2020 será disputado por doze equipes divididas em dois grupos de seis cada. As equipes de um grupo enfrentarão as do outro grupo em sistema de turno e returno, totalizando doze jogos para cada time.

  • Grupo A: Atlético, Vila Nova, Goianésia, Anapolina, Aparecidense e Iporá
  • Grupo B: Goiás, Goiânia, Jaraguá, Anápolis, Grêmio Anápolis e CRAC

Porém, para efeito de passagem para a fase seguinte e rebaixamento, todas as equipes formarão uma classificação geral.

  • As oito primeiras colocadas se classificam para a próxima fase;
  • As duas últimas serão rebaixadas.

Quartas-de-final

Será disputada em quatro confrontos de ida e volta, sendo que o mando de campo na segunda partida será do time de melhor campanha na primeira fase.

  • Grupo C: colocado 1 x colocado 8
  • Grupo D: colocado 2 x colocado 7
  • Grupo E: colocado 3 x colocado 6
  • Grupo F: colocado 4 x colocado 5

Em caso de igualdade de pontos e saldo de gols, a vaga nas semifinais será decidida nos pênaltis.

Semifinais

As quatro equipes serão divididas em dois grupos, com jogos de ida e volta e mando de campo na segunda partida para a equipe de melhor campanha da primeira fase mais as quartas-de-final.

  • Grupo G: 1º colocado da classificação geral x 4º colocado da classificação geral
  • Grupo H: 2º colocado da classificação geral x 3º colocado da classificação geral

Em caso de igualdade de pontos e saldo de gols, a vaga nas semifinais será decidida nos pênaltis.

Finais

As finais serão disputadas em jogos de ida e volta com o mando do segundo jogo para a equipe mais bem classificada na soma de todas as fases anteriores.

Em caso de igualdade de pontos e saldo de gols, o título será decidido nos pênaltis.

O critério de desempate para todas as fases é o seguinte:

  • Mais vitórias
  • Melhor saldo de gols
  • Mais gols a favor
  • Menos cartões vermelhos
  • Menos cartões amarelos
  • Sorteio

Quais os times que estarão no Campeonato Goiano de Futebol 2020?

Mais uma vez, estarão no Goiano todas as equipes mais tradicionais do estado:

  • Goiás
  • Vila Nova
  • Atlético
  • Goiânia

O Jaraguá, da cidade do mesmo nome, é o estreante do Campeonato Goiano, vindo da segunda divisão junto com o Anápolis, que é uma equipe com frequência na elite.

Dentre as equipes pequenas, a Aparecidense tem o maior destaque recente: foi vice-campeã estadual em 2015 e 2018, terminou em 13º na Série D de 2013 e chegou à 2ª fase em três edições.

Completam a lista o Anapolina, o Grêmio Anápolis e o CRAC.

Quem ganha no Campeonato Goiano de Futebol?

Até o momento, não há um acordo global de empresas com a federação e os clubes sobre cotas de televisionamento.

Goiás e Atlético receberão 500 mil reais cada pela transmissão de seus jogos.

Como assistir o Campeonato Goiano de Futebol ao vivo?

A FGF TV, o canal de transmissões online da federação goiana, veiculará alguns jogos por rodada. Além disso, o Globoesporte transmitirá algumas partidas de forma gratuita pelo site.

Não há, até o momento, informação se alguma emissora de TV será opção para assistir os jogos do Campeonato Goiano.

Gostou desse artigo sobre o campeonato goiano 2020? Esperamos que ele tenha ajudado você a conhecer mais sobre a  Campeonato Goiano de Futebol, que promete muita disputa e grandes jogos!

[visual_portfolio id="2282"]